Top 10 características que você precisa ter para ser um bom franqueado!

Afinal, o que os franqueados de sucesso tem de diferente? Quais são as habilidades que os fizeram chegar no topo? E vale dizer que muitos deles, além de abrir a primeira unidade, continuaram crescendo e se tornaram multifranqueados. Se você quer obter êxito no franchising, não pode deixar de conferir as principais características para ser um franqueado.

Abrir uma franquia, seja ela uma microfranquia barata ou uma franquia altamente rentável, é uma oportunidade de empreender sem ter que começar um negócio do “zero”. Pois as franquias já possuem uma marca conhecida pelos consumidores.

Sem dúvida, isso encurta o caminho para o ponto de equilíbrio das finanças, que é quando a receita mensal se torna suficiente para pagar as despesas fixas e variáveis.

Além disso, ao optar por abrir uma franquia, o empreendedor contará com suporte em todas as questões do negócio. Esse apoio é essencial para que o franqueado tenha mais confiança na abertura e gerenciamento da unidade.

É por esses e outros motivos, que investir no franchising representa um baixo risco, principalmente quando comparado à abertura de um novo negócio.

Contudo, tornar-se um franqueado não é para todas as pessoas. Pois os franqueados de sucesso possuem um conjunto de qualidades que os ajudam a triunfar.

Principais características para ser um franqueado de sucesso

Se você está pensando em comprar um negócio de franquia, mas não tem certeza do que é necessário para ter sucesso como franqueado, saiba que existem 10 características para ser um franqueado, que mais do que quaisquer outras, ditam se o franqueado vai conseguir ou não, alcançar seus objetivos. São elas:

1 – Ser positivo

Muitas pessoas acreditam que ser positivo é achar que tudo está bom e não reclamar de nenhum ocorrido. Mas não é bem dessa forma.

Ter uma perspectiva positiva na vida e nos negócios, é não deixar se abater facilmente com os contratempos que eventualmente surgirão.

Ter positividade é entender que um negócio é feito de várias etapas, e que o objetivo final deve ser sempre priorizado. Quando ocorrem problemas e o franqueado tem um pensamento e uma conduta positiva das situações, é sinal de que ele entende que, logo mais a frente, irá colher resultados compensadores.

2 – Capacidade de adaptação

Se tornar um franqueado é entrar para um negócio que já está formatado, testado e consolidado. Isso significa que existe uma padronização de todos os processos.

Ou seja, você encontrará sistemas de gestão financeira e operacional, manuais de operação, definição de conduta no trabalho, entre várias outras normas pré-estabelecidas.

Portanto, para fazer parte de uma franquia é preciso ter a capacidade de absorver novos conceitos, de forma rápida.

E isso não ocorre somente na fase de implementação da franquia, mas também durante todo o tempo de contrato. Afinal, se o franqueador tomar uma decisão sobre o negócio, você precisará exercer a sua habilidade de adaptação.

3 – Não ser acomodado

Dicas para ser um franqueado de sucesso

Entre as características para ser um franqueado de sucesso, está a “não acomodação”.

Sempre buscar melhorar você mesmo e a sua equipe é essencial. Isso porque não existe habilidade que não possa ser melhorada, ou talento que não possa ser lapidado.

Então, encontrar maneiras de aumentar a produtividade, o foco e outros aspectos importantes para o negócio, é o que vai permitir que a franquia cresça.

Até porque pessoas acomodadas estão sempre “satisfeitas” com o que tem, ou não tem a disposição necessária para se dedicar mais em seus objetivos. E definitivamente, esse comportamento não pertence a um bom franqueado.

4 – Profissionalismo

O profissionalismo é uma das principais características para ter sucesso ao abrir uma franquia.

O franqueado deve entrar de cabeça no negócio e tomar para si o controle da operação. Ao gerenciar um negócio, haverá interação com diversas pessoas. Como por exemplo com a sua própria equipe, com o franqueador e a equipe do franqueador.

É fundamental que os relacionamentos sejam pautados pelo profissionalismo. Ou seja, que todas as partes que compõe o sistema de franquia, saibam de suas responsabilidades e trabalhem com ética.

5 – Capacidade financeira

Mais uma das características para ser um franqueado de sucesso, é a capacidade financeira para abrir a franquia.

Este item parece algo óbvio, mas não são todos os candidatos à franqueados, que tem conhecimento para planejar as finanças.

Até porque, os custos de abrir uma franquia vai muito além do valor do investimento inicial, divulgado pela marca.

Diversos custos como por exemplo, eventuais obras (material e mão-de-obra) e até mesmo o tão importante capital de giro, podem ficar esquecidos. Isso sem falar nas despesas pessoais, que precisam estar cobertas até que a franquia dê lucro.

Ter estabilidade financeira é crucial para ganhar dinheiro sendo franqueado.

Certamente, um franqueado de sucesso tem aptidão para lidar com as finanças pessoais e de negócios.

6 – Não gostar de riscos

Ao contrário do que muitos pensam, não é em todos os tipos de negócio, que o empreendedor precisa gostar de assumir riscos.

E as franquias são um tipo de negócio de baixo risco. Por isso que franqueados são, em sua maioria, pessoas com aversão ao risco.

Por esse motivo, que optaram por abrir uma franquia e não por montar um novo negócio. Pois eles estão dispostos a assumir algum risco, mas querem que o risco seja o menor possível, algo controlado.

Novas empresas e startups possuem um risco maior. Enquanto que uma franquia com forte presença no mercado e com um histórico de sucesso legítimo, representa um risco menor.

E é também por serem avessos a riscos, que seguem todas as orientações da franqueadora. Afinal, se já existe uma fórmula pronta para o sucesso, porque ir em busca de algo novo?

7 – Seguir orientações

O que precisa ter para ser um franqueado

Acredita-se que para ser um franqueado é preciso ter um espírito empreendedor latente. Quando na verdade, não é bem assim.

Empreendedores natos costumam ter uma enorme vontade de “reinventar a roda”. Quando que, por outro lado, franqueados de sucesso gostam de sistemas comprovados.

Por exemplo, franqueados não querem ter que descobrir a melhor maneira de executar tarefas. Eles buscam por um sistema que lhe diga qual é a melhor forma de gerenciar e fazer qualquer coisa relacionada à unidade franqueada.

Eles seguem as orientações, pois querem minimizar ao máximo os erros, para que possam alcançar os objetivos com mais rapidez.

8 – Lideração e Comunicação

Listamos essas duas habilidades juntas, pois não há como um bom líder não saber se comunicar. Assim como a comunicação se torna irrelevante, se não vier acompanhada de liderança.

Franqueados bem sucedidos são líderes natos. Por conseqüência, são pessoas influentes, que sabem tomar decisões e liderar a equipe.

Além disso, líderes que se comunicam com maestria, conseguem manter a equipe motivada, extraindo de cada um aquilo que tem de melhor.

9 – Paciência

Nos negócios, ter paciência tem quase o mesmo significado de ter consistência.

Isso porque os resultados não aparecem do dia para a noite. Muito pelo contrário, é preciso ter paciência para aguardar o tempo de maturação da franquia e o retorno do valor investido. Porque pode levar tempo até a franquia alcançar êxito.

Além disso, é fundamental ter consistência. Pois mesmo que os objetivos ainda não tenham sido alcançados, longas horas de trabalho serão necessárias.

Ter consistência significa continuar fazendo esforço dia após dia e realizar as atividades que o negócio demanda, por tempo suficiente, para ver os lucros e atingir patamares maiores.

10 – Ser apaixonado

Por fim e não menos importante, entre as características para ser um franqueado, está a paixão.

Seja qual for a franquia em que está interessado, você pode ter certeza de que terá trabalho para ter sucesso. Serão longas horas dedicadas à execução de inúmeras tarefas.

E é exatamente por isso que ter afinidade com o segmento e a rede de franquias, é primordial para vencer.

De fato, os melhores franqueados são apaixonados pelo que fazem. Pois sem paixão pelo negócio, dificilmente você será bem sucedido.

Um franqueado com paixão pelo produto ou serviço que oferece, conseguirá trabalhar duro e com entusiasmo. Sua paixão será notória e contagiante.

Conclusão

Habilidades para quem quer investir em franquias

O que precisa ter para ser um franqueado?

Com toda a certeza, a resposta está nesse Top 10 das características para ser um franqueado. Se você possuir essas qualidades e habilidades, ou está com o intuito de aprimorar as suas características relacionadas aos negócios. Certamente, você tem tudo o que precisa para trilhar um brilhante caminho no franchising.

Em resumo, o franqueado deve ser uma pessoa com desejo ardente de sucesso no seu negócio.

Agora que você já conhece as principais características para ser um franqueado, é o momento de fazer uma auto-análise e responder: você tem o que é preciso?

5 thoughts on “Top 10 características que você precisa ter para ser um bom franqueado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *