Como Montar um Buffet de Sucesso em Apenas 6 Etapas

Começar um negócio de Buffet, como em qualquer negócio, é um caminho que deve ser bem planejado. Neste post, mostraremos como montar um buffet bem-sucedido.

Ao começar um serviço de buffet você precisa tomar algumas decisões. As decisões que você tomar moldarão o seu negócio.

Mas, para tomar decisões importantes para seu negócio, você precisa desenvolver um plano de negócios e cumprir cada etapa.

Confira o que você precisa saber sobre como montar um buffet:

1- Como montar um buffet – Escolha o seu nicho

Se você quiser oferecer uma ampla gama de serviços de buffet, você terá que se esforçar dobrado. Por isso, é ideal que você escolha seu nicho:

Eventos corporativos – (coquetéis, banquetes, jantares executivos, passeios)
A principal necessidade deste mercado é a comida para as reuniões de café da manhã e jantares.

Buffet para eventos corporativos

Casamentos – Esse serviço de buffet possui alta demanda. Outros eventos especiais que são geralmente servidos incluem jantares de aniversário, festas de aniversário e formaturas.

Festas de adultos – (aniversários, despedidas de solteiros, feriados, jantares)

Almoço

Festivais, shows e eventos

Dentro do seu nicho, você pode restringir ainda mais o seu serviço, concentrando-se em um tipo específico de alimento, como churrasco, alimentos saudáveis, veganos, menus sofisticados ou menus acessíveis.

Essas são boas ideias de negócio em crescimento:

  • Cozinhar para pessoas com restrições alimentares;
  • Chás da tarde;
  • Cafés da manhã de comemoração;
  • Cestas de piquenique.

Outro mercado de nicho que está ganhando espaço é cozinhar para casais que não tem tempo para cozinhar. Você pode ir para suas casas e preparar as refeições lá ou cozinhar em suas próprias instalações e entregar a comida pronta para ser servida.

Ao escolher o nicho seja criativo!

2- Como montar um buffet – Considere seus custos

Custos de inicialização

Uma das maiores razões pelas quais as empresas falham é porque não consideram os custos totais de inicialização. Então, como calcular os custos?

  • Quão grande você quer ser?

Lembre-se, que não há vergonha em começar pequeno e aos poucos ir crescendo o seu negócio. Pois, começar pequeno significa que você pode cumprir as promessas que você faz a seus clientes em cada estágio de crescimento.

  • Quais serviços você oferecerá?

Serviço de Buffet é mais do que apenas fornecer comida, é também como o serviço é apresentado. Assim, dependendo do tipo de buffet que você escolher, você determinará a quantidade de pessoal que você precisará.

  • Custos de mão de obra

Não é fácil ter pessoal suficiente para um grande evento mantendo os custos baixos. Ter uma equipe pequena demais, pode atrapalhar a experiência do convidado. Outra dica é que funcionários melhores significam menos rotatividade e menos gasto. Então, pense bem ao contratar um funcionário.

Custos Alimentares

Ao contrário dos restaurantes, os buffes de eventos tem a vantagem de saber a quantidade de convidados antes do evento. Assim, ficará mais fácil calcular os gastos por convidado.

Existem alguns truques e táticas inteligentes que você pode implementar para ajudar a reduzir os custos com alimentos em seu buffet. Uma das táticas pra evitar gastos é, nunca colocar todas as refeições de uma vez.

Além disso, use colheres de servir maiores para servir arroz e legumes. Use colheres menores ao servir a proteína.

Assim, os clientes consumirão menos comida.

Alguns clientes começarão com a salada, sendo assim, coloque os pratos de salada no começo da mesa de buffet, pois assim, o prato encherá mais rápido.

Custos de equipamento

Você deve ter equipamentos para facilitar seus serviços de buffet. Mas, os equipamentos dependerão do tipo de buffet que você estará abrindo e de quais receitas específicas você estará fazendo.

3 – Conheça os tipos de serviços de buffet

Se você decidiu abrir um buffet, o primeiro passo é escolher um conceito. Existem muitos tipos diferentes de buffets, mas alguns são mais populares e lucrativos do que outros:

Como montar um buffet à inglesa

Nesse tipo de serviço, a comida já é montada na cozinha, os garçons apenas finalizam a comida na frente dos convidados. A vantagem desse tipo de serviço é que os convidados se sentem mais confortáveis. Mas, você precisará de uma quantidade maior de garçons.

Como montar um buffet à francesa

Nesse tipo de serviço os garçons circulam pelo salão, servindo de acordo com o que o convidado deseja comer. Essa opção evita desperdício de comida, mas a quantidade de garçons será maior.

Como montar um buffet à americana

Esse é o tipo de serviço onde as pessoas vão até a comida para se servir. Os garçons ficam disponíveis apenas para repor as travessas. Esse é o tipo de buffet de maior economia.

Negócio de buffet a americana

4 – Use o marketing pra serviço de buffet

Todo bom negócio precisa de marketing para sobreviver. Você pode fornecer o melhor serviço de buffet, mas se ninguém souber quem você é, você não terá novos clientes. Hoje em dia, com as pessoas passando horas de seus dias online e na frente de vários dispositivos, você precisa adotar algumas medidas para conquistar clientes.

Aproveite ao máximo o marketing nas redes sociais
O Facebook e Instagram são ótimos para fazer anúncios pagos por preço bem acessível. Então, use as redes sociais e crie sua audiência.

Crie uma presença online que se destaque
Você precisa criar uma presença online que se destaque e mostre como sua empresa de buffet  engradece os eventos. Portanto, contrate um fotógrafo para alguns de seus maiores eventos e obtenha imagens para seu site e redes sociais.

5 – Aprenda como montar uma mesa de buffet perfeita

Para uma mesa de buffet perfeita é importante considerar alguns pontos. O primeiro deles é, variar a altura dos pratos no buffet. Pois, se torna mais atraente para os olhos e irá adicionar dimensão. Pra isso, use bandejas de diferentes alturas.

Como montar uma mesa perfeita

O segundo passo para uma mesa perfeita é ter um espaço definido. Pois, é importante que os convidados saibam onde a mesa do buffet começa e termina.

Em seguida, ao desenvolver o menu, lembre-se de considerar convidados vegetarianos e veganos. Então, rotule os pratos, e certifique-se de que o tamanho da fonte seja grande o suficiente para os convidados lerem.

Do mesmo modo, é importante colocar pequenos pratos perto de cada refeição, para que os convidados tenham um lugar para colocar os utensílios de servir.

Além disso, coloque itens que tem uma quantidade menor no final da mesa, perto dos utensílios. Pois, os convidados tendem a encher seus pratos antes, e a comida que fica por último acaba durando mais.

Em uma mesa dupla onde os convidados podem se aproximar de ambos os lados, certifique-se de que o layout esteja duplicado, exatamente nos dois lados.

Não coloque os talheres no final da mesa do buffet, pois alguns convidados podem optar por não passar pela linha inteira.

Faça uma contagem e certifique-se de ter comida suficiente. Lembre-se de nunca mostrar uma tigela vazia, travessa ou prato. Antes que a comida comece a desaparecer, substitua o item por uma tigela cheia.

6 – Como montar um buffet – Atendimento ao cliente

Assim como o marketing, o atendimento ao cliente é uma das partes mais importantes do evento. Quando há um grande volume de funcionários em um grande evento, a comunicação pode ser a chave para manter seu negócio funcionando sem problemas.

Melhor atendimento ao cliente

Lembre-se: você deve oferecer um bom serviço aos convidados. Esse é o segredo para o sucesso do seu negócio.

Não se estresse pensando que você precisa cumprir cada parte do planejamento de imediato.

Defina vários prazos para concluir cada seção do planejamento de negócios, trabalhe no seu plano etapa por etapa, e veja o seu negócio fazendo sucesso!!

One thought on “Como Montar um Buffet de Sucesso em Apenas 6 Etapas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *