Como vender pelo whatsapp: 3 passos para ter venda todos os dias!

O Espaço Grandes Negócios ajuda você a se conectar com clientes e vender no WhatsApp. Afinal, não importa o tamanho da sua empresa ou do seu projeto, já que ao seguir os passos certos para vender mais, você estará mais próximo de ter um Grande Negócio.

Só que para crescer seu negócio é essencial que a parte mais importante de sua empresa, esteja funcionando bem. E o pilar mais importante para o seu sucesso empresarial se chama VENDAS.

Por isso, vamos dar dicas usadas por varejistas e donos de pequenas empresas. Ao segui-las, você vai aprender como dar suporte ao cliente e dar informações para os clientes que querem adquirir seus produtos e serviços.

3 passos para aprender como vender pelo whatsapp

Se você quer vender seus produtos e serviços online, o Zap é o canal que pode ajudá-lo a alcançar seus clientes rápido, sem nenhum custo.

O WhatsApp é o app de mensagens diretas mais usado no mundo. A saber, cerca de 1,3 bilhão de pessoas o usam para se falar todos os dias com amigos e a família, passando mais tempo em conversas, do que em seus perfis do Facebook ou Instagram.

Portanto, não utilizar esse app para aumentar seus lucros, é deixar de ganhar uma boa fatia do mercado.

1º ) Defina horário de atendimento, mensagem inicial e descrição da sua empresa

Esta seção de configurações é uma das principais diferenças que você notará do aplicativo tradicional. Essa é a versão ideal para negócios, independente do porte de sua empresa. A partir daqui, você pode configurar:

  • O horário de funcionamento de sua empresa;
  • Uma mensagem de boas-vindas que será enviada assim que a primeira mensagem do cliente for recebida;
  • Uma mensagem de ausência, enviada quando você é contatado fora do horário de funcionamento;
  • Respostas rápidas que permitirão que você responda rapidamente às perguntas mais frequentes de seus usuários.

Por isso, apesar do WhatsApp não ter nascido para o marketing, as empresas podem utilizar esse canal para vender seus produtos e / ou serviços. Então, vamos entender como e o que você pode fazer com isso.

2º) Anuncie online e offline a presença de sua empresa no WhatsApp

Nesse ponto, você vai garantir que os clientes o achem. Na verdade, no WhatsApp você não tem a chance de ser pesquisado por nome ou local. Isto é, você terá que fornecer seu telefone aos seus clientes, para que eles possam entrar em contato com você.

Você pode fazer isso online, através de anúncios no Instagram ou Facebook. Você sabia que com R$ 5,00 por dia, você já pode atrair pessoas para verem o seu negócio? Incrível, não é mesmo?

Assim, você vai fazer a pessoa iniciar um bate-papo diretamente com você, através do whatsapp.

Por fim, depois que você já tem o whatsapp business instalado e já atraiu pessoas para iniciar uma conversa com você, será o momento de conquistar e convencer esta pessoa a comprar. Ou seja, gerar interesse e confiança.

3º) Gerenciar os bate-papos recebidos e começar a vender com frases de abordagem para venda pelo whatsapp

Vender com frases de abordagem para whatsapp

Depois de seguir as etapas, você pode enfim começar a falar com seus usuários e vender.

Agora é a sua vez: de acordo com a natureza de seus produtos e serviços, você pode utilizar este canal de comunicação para orientar seus contatos até a compra e, porque não, apoiá-los na fase de pós-venda.

Não importa se você quer vender como afiliado, lojista, prestador de serviço ou infoprodutor, dá para vender mais com essas dicas de como vender pelo whatsapp.

De fato, não existe um script fechado para fazer vendas. Até porque cada pessoa possui seu próprio jeito e nenhum contato será igual ao outro. Mas tem dicas importantes, para que o contato seja fluido e eficaz. São elas:

  • Use gatilhos mentais. Por exemplo, a escassez, que leva o cliente a fazer a compra antes que o produto acabe. Ou a urgência, que o faz agir rápido para não perder uma chance que parece ser única;
  • Não faça spam e nem propaganda de produtos. Isto é, não seja uma pessoa invasiva, apenas mande mensagem com a autorização do seu cliente;
  • Não esqueça de salvar o contato dos seus clientes, com o nome deles ou com a data da compra;
  • Tenha um número só para uso comercial;
  • Use backups, para ter as mensagens salvas.

Por que escolher o WhatsApp para vender todos os dias?

O WhatsApp permite que você alcance seus usuários onde quer que estejam e inicie uma relação pessoal com seu cliente. Ele se sentirá valorizado e vai comprar de você naquele momento ou no futuro. Além disso, ele ainda pode te indicar para amigos e familiares.

Conforme você viu, usar esta ferramenta para apoiar seus clientes durante a fase de compra é simples e pode ser grátis, caso você consiga trazer pessoas para o seu whatsapp, de forma orgânica. Isto é, sem investir em anúncios.

Se gostou deste post, veja outras dicas que preparamos pra você, sobre como vender roupas pelo instagram e quais são as melhores maneiras para investir 5 mil reais.