Alguns acham, que a moda é apenas para pessoas que são mais estilosas, ou que possuem um poder aquisitivo maior. Mas isso é um grande engano. Pois todos consomem moda. Até mesmo aquela camiseta branca, sem nenhum “detalhe”, é um item de moda. Por isso, que abrir uma franquia de moda se tornou um bom negócio.
Os números desse setor, são animadores. Só para exemplificar, o setor têxtil teve um aumento de 5% na produção em 2017, mesmo durante o período de crise. Além disso, foram gerados novos 16 mil postos de trabalho, somente entre janeiro e abril. Esses dados foram divulgados pela Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.
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Para quem quer investir neste segmento, as opções de negócios são muitas. Desde as microfranquias baratas, mini franquias, até as marcas caras e mais rentáveis. Entre os principais tipos de franquias, podemos destacar:
De acordo com especialistas do setor varejista, as empresas que atuam no segmento de vestuário, precisam ter uma atenção redobrada ao estoque. Não apenas para que não falte nenhuma peça ou item, nas gôndolas ou prateleiras. Mas principalmente, para que não exista prejuízo com a perda de peças.
Pois apesar de serem itens vendidos o ano inteiro. A moda é sempre dividida por coleções, e possui também a sazonalidade. Ou seja, é bem difícil conseguir vender um casaco durante o verão, ou um vestido bem florido durante o inverno.
Além disso, o mundo da moda muda rapidamente. Só para exemplificar, uma calça boca de sino, certamente não conseguirá compradores, após não estar mais na moda. Ou até mesmo não estar mais no corpo das artistas famosas, ou de uma digital influencer. Que como sabemos, também são responsáveis por “ditar moda” e despertar o interesse de compra.
Visto esse cenário, a recomendação é entender muito bem a demanda de compra da região, onde a unidade está instalada. Pois dessa forma, não haverá prejuízos financeiros, nas trocas de coleções.
É por esse motivo também, que as franquias de moda, tem uma enorme procura, pelas pessoas que querem empreender no comércio varejista. Pois o empreendedor, vai poder contar com toda a infraestrutura de uma franqueadora. Ou seja, o modelo de negócio já estará formatado, testato e consolidado.
Sem falar no Know How, que é o conjunto de experiências, conhecimento e “fórmulas secretas” para o sucesso, que é transferido pela franqueadora ao franqueado. E faz com que o negócio, tenha chances mais elevadas de sucesso.
As franquias geralmente são negócios de baixo risco, se comparado à montar um negócio do zero. Mas claro que, escolher uma franquia de sucesso e possuir características empreendedoras, são essenciais para alcançar o sucesso empresarial.
Em tempos de crise financeira, consequentemente há o aumento do desemprego. Ao perder a colocação no mercado de trabalho, muitos profissionais não conseguem uma recolocação. Por isso, a única alternativa é empreender.
Só que nesses casos, precisa ser a abertura de um negócio de baixo risco, e que possua um valor de investimento baixo.
Claro que, este não é o único cenário que existe. O empreendedorismo pode ser um grande sonho de vida, uma vontade de ter uma segunda fonte de renda, ou como mencionamos acima, pode ser a única alternativa.
Seja como for, aliar a abertura de um novo negócio, com chances de um bom faturamento, e tudo isso através de um baixo investimento, é uma ótima oportunidade.
Essa é a proposta das franquias de moda baratas.
Mas não são somente as lojas localizadas em grandes shopping centers, que possuem um bom faturamento. Claro que, certamente quanto melhor for a localização da unidade, e maior for o fluxo de pessoas na frente da loja, a lucratividade é mais elevada.
Contudo, isso não significa que uma franquia de moda barata, não possa ser lucrativa. Muito pelo contrário. Pois as franquias de moda baratas e lucrativas, estão presentes no mercado, com muita força.
Em conclusão, vale a pena abrir uma franquia de moda barata. Desde que, o franqueado tenha a consciência de que depende muito mais dele, do que da própria franqueadora, ter uma franquia de sucesso. Pois é a motivação diária, empenho e muita dedicação ao trabalho, que vão fazer com que os lucros venham.
Aliás, isso também vale para todos os tipos de franquias, independente da faixa de valor de investimento.
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Afinal, como saber se determinada franquia é realmente confiável, e é a melhor opção de investimento?
Decerto essa é uma dúvida muito comum, quando o assunto são as microfranquias de moda, franquias de roupas baratas, ou franquias de moda famosas e mais rentáveis.
Uma dica dada por especialistas em franchising, é para sempre desconfiar, quando o valor do faturamento estimado, que é informado pela franquia, for desproporcional ao valor do investimento inicial.
Ou seja, não há como investir uma quantia menor de dinheiro, por uma franquia online ou um quiosque, e ter o faturamento igual ao de uma grande loja, que está situada no maior shopping da cidade, por exemplo.
Em geral, as melhores franquias de sucesso, são aquelas que tem a ver com o seu perfil de franqueado. Ou seja, as que possuem um valor de investimento inicial, compatível com os seus recursos financeiros.
Além disso, outros aspectos devem estar de acordo com as suas expectativas. Como por exemplo, marketing e publicidade, suporte oferecido, pay back (tempo estimado de retorno do investimento), entre outros.
Vale ressaltar, que é importante fazer uma ampla pesquisa sobre a franquia. A fim de verificar qual é a reputação online e offline da marca. Não só entre os consumidores, mas também entre os franqueados e ex franqueados da rede.
Em seguida, conheça algumas opções de franquias de moda para investir. Mas não deixe de continuar a navegação pelo portal, a fim de ver toda a lista de franquias de moda do Brasil.
A marca está presente em mais de 40 países, com mais de 1.500 pontos de distribuição. Atualmente é líder de venda nos Estados Unidos.
Entre os produtos comercializados, estão inúmeros modelos de óculos e acessórios diversos.
A franquia de moda Nys Collection, destaca as vantagens em se tornar um franqueado. Como por exemplo, a transferência de Know How internacional, grande variedade de óculos e demais produtos de alta qualidade, alta rentabilidade e suporte completo.
O valor do investimento inicial é a partir de R$ 79 mil, com faturamento mensal estimado de R$ 40 mil.
A Fatto a Mano entrou para o franchising em 2010, mas está presente no mercado de moda masculina, desde 1996. Atualmente possui mais de 120 unidades, em diversas regiões do Brasil.
A franquia Fatto a Mano comercializa roupas que seguem a tendência de moda, sempre priorizando a qualidade e o conforto.
Entre os pré-requisitos que o candidato à franqueado deve ter, está a comprovação da capacidade financeira para o investimento inicial total e capital de giro, capacidade de liderança e gestão, disponibilidade para se dedicar integralmente ao negócio, entre outros.
O investimento inicial possui valor a partir de R$ 170 mil. O faturamento médio mensal é de R$ 80 mil.
A franquia no segmento de moda, está presente neste mercado desde 1996. As peças são confeccionadas em uma fábrica da própria marca, que possui mais de 2.000 m².
O intuito da marca é oferecer um vestuário e outros itens, para uma moda no estilo básico-casual, com design e qualidade. E isso sem esquecer do preço justo.
Entre os produtos comercializados, estão itens femininos e masculinos. Como por exemplo, blusa, vestido, camiseta, polo e camisa.
A franquia BLM busca por parceiros que tenham espítiro empreendedor, gestão financeira transparente, disponibilidade para operar a franquia, etc.
O valor para abrir uma loja BLM é a partir de R$ 120 mil. Para isso, é necessário que a unidade tenha uma metragem mínima de 70 m².
A Milon foi fundada em 2006. A rede de lojas de moda infantil, possui inspiração francesa, estilo clássico e detalhes exclusivos.
O mix de produtos que os clientes encontram nas lojas, é bem amplo. São produtos de moda infantil feminina e masculina, para recém nascido, moda praia, acessórios, calçados, entre outros.
Atualmente são mais de 30 lojas e 19 franqueados.
A Milon oferece total suporte na implementação da nova unidade franqueada. Como por exemplo, apoio na seleção do ponto comercial, projeto arquitetônico, consultoria de campo qualificada, etc.
O preço para abrir uma unidade é a partir de R$ 350 mil.
A Alphabeto foi fundada no final dos anos 70. Atualmente a marca está presente em mais de 19 estados.
As peças de vestuário, que os clientes encontram nas lojas Alphabeto, tem a proposta de vestir criança como criança. São peças confortáveis, práticas e cheias de estilo.
A marca procura por empreendedores que sejam mais que franqueados. É preciso ser parceiro acima de tudo. Entre os pré-requisitos estipulados pela marca, está a identificação com o segmento do varejo, disponibilidade integral para operar a loja, conhecimento do mercado, preocupação em atender com perfeição o cliente, entre outras características empreendedoras.
O investimento estimado é de R$ 240 mil, com o pay back (previsão de retorno do valor investido) a partir de 36 meses.
A Hope está presente no mercado há mais de 50 anos, com o intuito de valorizar o corpo feminino com peças inovadoras e sofisticadas, criadas de acordo com as tendências de moda. Em 2005 a marca entrou para o franchising, e atualmente são mais de 180 unidades.
A marca possui uma linha completa de lingerie, acessórios e pijamas.
Entre os motivos para se tornar um franqueado Hope, a marca destaca o fato de que é líder e referência no setor, faz constantes parcerias com celebridade e influencers que divulgam a marca, realiza marketing voltado para franquias, entre outras vantagens.
Para quem está interessado em abrir um franquia Hope Lingerie, o valor do investimento inicial é a partir de R$ 200 mil. O faturamento médio mensal é de R$ 110 mil, com previsão de retorno do valor investido, de 18 a 36 meses.
A Enjoy foi fundada em 1996 no Rio de Janeiro, passando à oferecer uma moda feminina despojada e confortável.
Atualmente são várias lojas próprias e franqueadas, presentes nas principais capitais do Brasil. Além disso, a marca comercializa suas peças em mais de 250 pontos de multimarcas.
É desejável que o candidato à franqueado, tenha experiência no varejo e entendimento sobre o sistema de franchising, que requer limites de decisão.
A marca oferece suporte completo. Como por exemplo, apoio na escolha do melhor ponto comercial, projeto de arquitetura e sistema operacional.
O valor da franquia é a partir de R$ 270 mil, com previsão de retorno do valor investido entre 24 e 36 meses.
Para quem está a procura, de investir em uma franquia de moda All sizes, a Cia de Moda é uma boa opção.
O principal intuito da Cia de Moda, é fazer com que o melhor da moda feminina esteja disponível para mulheres reais, cujo manequim é entre 38 e 52.
Para isso, a marca prioriza a moda contemporânea com peças de alta qualidade, e modelagem perfeita.
Atualmente a marca possui 6 lojas próprias no estado de São Paulo, vendendo as peças feitas em sua fábrica, que possui 2.500 m².
Para se tornar um franqueado Cia da Moda, o valor é a partir de R$ 300 mil.
Presente no mercado da moda há mais de 18 anos, comercializando calçados, bolsas e acessórios. A franquia It Beach é uma rede, cujo as sandálias são famosas por possuírem tecnologia anti-stress.
Além disso, os calçados possuem amortecimento de impacto, que propiciam conforto e praticidade.
Há 8 anos como franqueadora, a It Beach possui mais de 40 pontos de venda no Brasil.
Entre as vantagens oferecidas pela marca, está um modelo de negócio de fácil administração, treinamento simples, calçados exclusivos, suporte técnico durante o planejamento, etc.
O preço da franquia é a partir de R$ 205 mil. A área mínima para instalação da unidade é de 70 m².
Presente no segmento de moda feminina desde 2008, a My Place possui mais de 1.200 pontos de venda, e 75 franquias espalhadas pelo Brasil.
As roupas da marca são criadas para agregar sensualidade, alegria e personalidade às mulheres brasileiras, através de modelagens e estampas exclusivas.
Entre as peças vendidas estão os vestidos, blusas, macacões, regatas, saias, peças de moda fitness, moda praia, etc.
O valor do investimento mínimo é a partir de R$ 160 mil, com previsão de retorno de 30 meses.
A Euro Acessórios é uma opção de franquia, para quem deseja investir na venda de relógios, óculos, semijóias e acessórios diversos.
A marca foi fundada em 1998. Em 2011 entrou para o Franchising, e atualmente possui cerca de 17 unidades.
Entre os motivos para se tornar um franqueado Euro Acessórios, a marca destaca o fato da operação ser simples de ser administrada, ter um amplo mix de produtos e lançamentos constantes, excelente lucratividade, entre outros.
O candidato à franqueado deve residir na cidade de instalação da franquia, se identificar com o produto, possuir recursos financeiros próprios para investimento e giro, etc.
O preço para se tornar um franqueado da marca, é a partir de R$ 156 mil.