Arquivos

Abrir uma franquia de turismo e hotelaria, é investir em um segmento que apresenta um excelente crescimento. Pois mesmo em tempos de crise econômica, as pessoas que tem o costume de viajar, continuam viajando.

Contudo, o que pode mudar é o destino. Por exemplo, quando o cenário econômico no país está positivo, os destinos mais procurados costumam ser os internacionais. Mas quando o período é de recessão, as viagens para o exterior diminuem, enquanto os destinos nacionais ficam em alta. Ou seja, os brasileiros passam à conhecer mais as maravilhas do nosso próprio país.

[ads_meio_franquia]

Este cenário mostra que o mercado de turismo e hotelaria permanece aquecido. Tanto que este é um segmento que possui uma grande concorrência. Fato esse, que deixa algumas pessoas receosas de empreender com a abertura de uma agência de viagens ou outro tipo do negócio.

Mas afinal, abrir uma franquia de turismo é um bom negócio?

Talvez a melhor forma para se chegar à uma conclusão sobre esse questionamento, é ver os números do setor.

De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o segmento de hotelaria e turismo faturou R$ 2,825 bilhões somente no Brasil, no segundo semestre de 2017.

Isso mostra que o setor de franquia de turismo e hotelaria, possui um alto faturamento. Além disso, é um dos que mais se destacam dentro do franchising.

Entre os motivos que fazem muitos empreendedores optarem pelas franquias de turismo e hotelaria, é o baixo custo de investimento, que muitas franquias possuem.

Geralmente, esses modelos de franquia são Home Office ou Home Based, que tornam a abertura e manutenção da franquia, mais barata. E faz com que a comercialização de pacotes de viagens, possam ser feitos de forma online.

Claro que, esse é apenas um formato de negócio. Pois neste setor, existem inúmeras possibilidades, tanto para grandes investidores, quanto para investidores que tem poucos recursos financeiros.

Os opções de ramo de atuação, também são bem diversificadas. Pode-se abrir uma franquia de agência de viagens, franquia de intercâmbio, franquia de hotel, franquia de pousada, entre outros.

Em conclusão, optar por uma franquia de turismo e hotelaria é um bom negócio. Sobretudo pelo Know How que é transferido pela marca. Ou seja, o franqueado terá acesso ao conjunto de experiências e conhecimentos que foram adquiridos pela franqueadora, durante o tempo de negócio. E que fazem com que, eventuais erros e prejuízos sejam minimizados.

Franquias baratas de turismo e microfranquias

Franquia de turismo e hotelaria barata

No franchising, existem diferentes tipos de franquias e de modelos de negócio. Pois se tornar um franqueado, não significa apenas abrir uma loja física em um shopping center, ou em uma rua com grande fluxo de pessoas. Claro que, essa também é uma forma de entrar para o franchising.

Mas além dessa maneira, existem outras possibilidades. Como por exemplo, as franquias de turismo baratas ou microfranquias de turismo.

Abrir uma franquia de turismo barata, muitas das vezes, é a única alternativa para quem quer entrar  no mundo dos negócios. Uma vez que, os recursos financeiros são baixos.

Outro motivo que leva muitas pessoas à optarem por comprar uma franquia barata, é o fato do empreendedor não possuir experiência na área de turismo. Fazendo com que ele prefira primeiramente, vivenciar e entender este mercado, antes de fazer um grande investimento.

Ao comprar uma franquia barata, mini franquia ou microfranquia, o franqueado geralmente trabalha de forma Home Office. Ou em um espaço físico menor, que também faz com que os custos sejam baixos.

Mas afinal, quanto custa para abrir uma franquia de turismo barata?

[ads_meio_franquia]

No caso das franquias baratas, é possível encontrar opções a partir de R$ 2 mil. Continue a leitura para visualizar o valor de várias franquias.

O Home Office vale a pena, para quem prefere ou precisa trabalhar de casa. Seja por questões financeiras ou familiares. Pois quando se trabalha em casa, a economia e a proximidade com a família, são maiores.

Não podemos deixar de citar também, quais são os principais desafios ao abrir uma franquia barata de turismo. Entre eles estão o fato do franqueado geralmente realizar todas as tarefas da unidade. Como por exemplo, tarefas operacionais, comerciais e administrativas. Isso requer uma dose extra de organização, empenho e motivação.

Dicas para abrir uma franquia de turismo e hotelaria

Melhor franquia de turismo e hotelaria

Afinal, como abrir uma franquia de turismo e hotelaria? Seria melhor uma franquia virtual de turismo? Ou uma franquia de loja de turismo?

Ao entrar para o franchising, no segmento de turismo e hotelaria, é importante se atentar à alguns detalhes, que fazem toda a diferença.

Os principais pontos para ter sucesso ao abrir uma franquia de empresa de turismo, é o perfil de franqueado e a rede de franquia escolhida.

Mas primeiramente, é preciso saber como funciona uma franquia de turismo. Ou seja, como será o dia a dia de trabalho. É aí que surge a importância, do franqueado ter identificação com este setor.

Isso porque, ainda que seja um ramo altamente lucrativo, a concorrência é grande. Além disso, não é um tipo de serviço, caracterizado como de necessidade, mas sim como lazer. Ou seja, o franqueado e sua equipe (caso tenha), devem gostar de lidar com o público, prestar um excelente atendimento, estar atento às necessidades dos clientes e ser solícito.

Isso vai ajudar o empreendedor à se destacar no mercado, e à vender mais pacotes de viagens, passeios e outros serviços.

Após se certificar, que você tem as características necessárias para abrir uma franquia de turismo e hotelaria, é preciso escolher uma franquia que seja confiável.

Em seguida, veja dicas que vão te ajudar nesta escolha.

  • Conheça as franquias de turismo e hotelaria;
  • Entre em contato com as marcas que possuem um valor de investimento, compatível com os seus recursos financeiros;
  • Esclareça dúvidas;
  • Faça pesquisas, a fim de se certificar que a marca possui uma boa reputação online e offline;
  • Veja como é o marketing feito pela franquia;
  • Leia atentamente o contrato de franquia.

Esses são alguns pontos importantes, que vão ajudar à abrir uma franquia, com baixo risco de investimento e maiores chances de sucesso.

Encontre a franquia de turismo ideal para investir!

Afinal, qual é a franquia ideal? Qual é a franquia de turismo de sucesso?

Essas são as perguntas que os empreendedores sempre se fazem, quando decidem por ter uma franquia na área de turismo. Até porque, o que todos querem é conquistar o sucesso empresarial.

Mas como já mencionamos, não existe uma única marca, que seja a melhor franquia. Pois cada marca vai trabalhar de uma forma, ter um valor diferente de investimento e um tipo de modelo de negócio. Podendo ser uma franquia home office, online ou uma grande loja física. Por esses e outros motivos, é fundamental primeiramente definir o seu perfil de franqueado, para posteriormente ir em busca da melhor franquia, de acordo com o seu perfil.

Aqui no Espaço Franquias, você vai encontrar a lista de franquias na área de turismo, hotelaria e agência de viagens. Portanto, não deixe de visualizar as nossas páginas, que contém informações relevantes sobre o segmento, e sobre as franquias do Brasil.

Em seguida, você já conhece algumas marcas.

Franquia de turismo CVC

Franquia CVC turismo

A empresa está presente no mercado, desde 1972. De lá pra cá, o crescimento foi significativo. Home, a CVC movimenta por ano, mais de R$ 10 bilhões em vendas (reservas) confirmadas.

Com mais de 40 anos de experiência no segmento de franquia de turismo e hotelaria, e presente no franchising desde 2012, a marca se tornou uma das mais conhecidas e lembradas do segmento. É o que indica pesquisas feitas pelo IBOPE e ALSHOP.

Para quem quer se tornar um franqueado da marca, há três modelos de negócios disponíveis: Loja de rua, loja de hipermercado e loja de shopping.

Valor de investimento inicial: De R$ 60 mil a R$ 150 mil

A estimativa de retorno do valor investido, é entre 24 e 28 meses.

Franquia CI

Franquia CI turismo e intercâmbio

Fundada em 1988, a franquia CI já ganhou 9 vezes o Selo de Excelência em Franchising, concedido pela ABF.

Atualmente a marca possui mais de 130 unidades no Brasil e no exterior. Com isso, a franquia se tornou referência no ramo de intercâmbio e viagens para jovens.

A rede disponibiliza quatro modelos de negócio: Padrão, microfranquia, express e home office.

Valor de investimento inicial: De R$ 4 mil à R$ 120 mil, dependendo do modelo de negócio escolhido.

O prazo de retorno do valor investido, e o faturamento da franquia CI é variável, pois também depende do modelo de negócio. Só para exemplificar, a previsão de retorno é de 1 a 36 meses, enquanto o faturamento pode chegar à R$ 250 mil.

Franquia Clube turismo

Franquia barata Clube Turismo

A rede de franquia de turismo e hotelaria, está presente no mercado desde 2003. A partir de 2009 deu início à expansão, através do franchising.

Com mais de 400 franqueados espalhados em todo território brasileiro, a franquia ganhou o prêmio de Melhor Franquia 2017, na categoria Cultura e Lazer. O prêmio foi concedido pela revista Pequenas Empresas, Grandes negócios.

A marca oferece treinamento inicial e capacitação contínua, site personalizado, produtos exclusivos, suporte completo ao franqueado, entre outros.

Para quem quer se tornar um franqueado, a Clube Turismo oferece três formatos de negócio: Home office, escritório home based e loja.

Valor de investimento inicial: De R$ 4,9 mil à R$ 75 mil, dependendo do formato de negócio.

A estimativa de retorno do valor investido, é variável.

Franquia Ahoba viagens

Franquia barata Ahoba Viagens online

Para quem está a procura de uma franquia de turismo online, para trabalhar em casa, a franquia Ahoba viagens é uma opção.

A empresa foi fundada em 2014, e atualmente possui mais de 50 unidades em operação.

Entre as vantagens de se tornar um franqueado, citadas pela marca, estão: Oferta completa de produtos, rápido retorno do valor investido, identidade visual, sem limite territorial (área de atuação), suporte completo, etc.

Entre os produtos que o franqueado vai comercializar, podemos citar os passeios, passagens aéreas, cruzeiros, hotéis, ingressos, entre outros.

A rede possui duas modalidades de negócio: Franquia Univercity Agency e a Franquia Ahoba Premium.

Valor de investimento inicial: A partir de R$ 3,320 mil

Franquia Tourlines

Franquia de turismo Tourlines

A agência de viagens e operadora Tourlines, foi fundada em 1994.

A marca comercializa diversos tipos de produtos. Como por exemplo, pacotes de viagens, assessoria na obtenção de vistos, cruzeiros, excursões, locação de veículos, fretamento de aeronaves, etc.

Para os empreendedores que já atuam na área, é possível fazer a conversão da agência de turismo, para uma franquia Tourlines.

O perfil de franqueado desejável pela marca, é de pessoas que tenham comprometimento e disciplina com o negócio, conhecimento básico em internet, e disponibilidade para participar dos treinamentos.

Valor de investimento inicial: A partir de R$ 3,9 mil

Franquia Encontre sua viagem

Franquia de turismo Encontre sua Viagem

A rede de franquia de turismo e hotelaria, possui mais de 500 unidades franqueadas, em todo território brasileiro, e está em constante expansão.

O franqueado terá suporte na abertura e manutenção da unidade franqueada. Como por exemplo, apoio jurídico, treinamentos, auxílio na escolha do ponto comercial (modelo loja física), etc.

A Encontre sua viagem tem dois modelos de negócio: Home office e loja.

Valor de investimento inicial: A partir de R$ 5 mil, sendo home office. E a partir de R$ 40 mil, para abertura de uma loja física, com metragem mínima de 24 m².

O prazo de retorno do investimento, é entre 3 e 24 meses, dependendo do modelo de negócio.