Franquia Sol e Neve: valor e como abrir uma loja de sorvete e açaí da marca.

Sorvete de leite trufado, açaí com ninho ou picolé de vanilla com chocolate… Impossível dizer não para esses e outros itens. Eles fazem parte da linha de produtos da Franquia Sol e Neve. Mas será que existe mesmo uma franquia dessa marca?

Nesse post trouxemos informações completas, sobre como abrir uma loja da Sol e Neve. Inclui o valor (com base no mercado). Além disso, o passo a passo para ser um parceiro. Assim, você vai oferecer, na sua região, as delícias que já fazem sucesso em diversos locais do Brasil.

E para as pessoas que ainda tem dúvidas, é possível sim ser um parceiro da marca e abrir uma loja!

De fato, abrir uma franquia de sorvete é uma forma agradável e saborosa de ir em busca dos objetivos profissionais. Afinal, ter sucesso no mundo empresarial é o sonho de todas as pessoas que optam pelo franchising.

Essa sobremesa cremosa une as pessoas. Ao entrar na loja, elas estão em um momento descontraído com os amigos. Ou querendo levar um pote de sorvete para a família, por exemplo.

Por consequência, o dono da sorveteria vai ampliar seu contato com a comunidade. Tudo em um ambiente divertido e familiar.

O mercado de sorvetes – Vale a pena abrir uma franquia?

As franquias de sorvete, apesar de oferecerem um produto sazonal, ou seja, com a maior venda ocorrendo durante as estações com temperatura mais elevada, ainda assim registram vendas nas outras épocas do ano. Isso porque os produtos vendidos são consumidos como sobremesas e lanches. E, em um país onde a maior parte das regiões são quentes, as pessoas continuam a saborear os sorvetes, paletas, açaís, entre outros itens.

Só para ilustrar o sucesso desse doce, de acordo com a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes) o Brasil está no Top 10 dos países com maior produção dessa sobremesa. Ainda segundo a ABIS, o sorvete está ganhando cada vez mais força na economia, ano após ano.

Por estas razões e por se tratar de uma marca sólida, que a busca por saber o custo da franquia Sol e Neve, tem aumentado.

Sem dúvida, o cenário positivo ajuda a manter o paladar gelado e o mercado aquecido.

No entanto, antes de se aventurar neste doce mundo, escolha bem uma empresa para se associar. A franqueadora deve ter um plano de negócios. Isso porque, precisa ter um bom planejamento financeiro e de marketing, durante as épocas de baixa no consumo.

Além disso, avalie a região onde mora. Vale a pena abrir uma sorveteria? Por exemplo, em áreas onde faz frio na maior parte do ano e cidades muito pequenas de interior, podem não ser uma boa ideia.

Afinal, quem é a Sol e Neve?

Loja da franquia Sol e Neve

A marca, que se consolidou neste ramo, foi fundada em 1994, na cidade de Leopoldina, estado de Minas Gerais.

O comprometimento com a qualidade e variedade dos produtos, fez com que em pouco tempo a empresa alcançasse um crescimento notório. Tanto que, atualmente são mais de 200 lojas em funcionamento. Além disso, há milhares de pontos de venda espalhados em seu estado sede, no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Nas redes sociais, o tamanho da empresa pode ser mensurado através de seus milhares de seguidores, que compartilham fotos dos sorvetes e dos outros produtos. Por exemplo, somente no Facebook, mais de 200.000 pessoas curtem a página.

A expansão através de parceiros está fazendo com que a rede chegue à mais estados brasileiros.

Produtos Sol e Neve

A marca possui uma fábrica de sorvete e um laboratório. Lá todos os produtos são feitos. Mas só após terem suas matérias-primas selecionadas e analisadas. Por fim, são entregues nas unidades e pontos de venda.

Conheça em seguida os itens vendidos:

  • Açaí – potes, caixas e picolé de açaí com ninho, leite condensado e outros ingredientes;
  • Picolés – sabores diversos, além de uma linha desenvolvida especialmente para as crianças;
  • Paletas – recheadas, tradicionais, gourmet e especiais, como por exemplo o Gran Ferrero (com recheio e cobertura de avelã);
  • Sobremesas – milk shake, banana split, sundae e outras delícias;
  • Sorvetes – cardápio extenso, incluindo o sorvete de doce de leite viçosa.

Os clientes também encontram produtos sem adição de açúcar (linha Zero).

Como abrir uma franquia Sol e Neve

O primeiro ponto a ser citado, é que a empresa não fala sobre “franquias”, mas sim sobre PARCERIAS.

De acordo com as informações contidas em seu site institucional, o processo para ser um parceiro e abrir uma loja consiste em:

  1. Cadastro – O interessado deve preencher um formulário de cadastro. Está disponível no site. É importante que as informações sejam válidas. Somente assim será possível ser aprovado no segundo passo.
  2. Análise do candidato à parceria – A rede vai analisar os dados e o perfil. Será com base no que está do formulário.
  3. Reunião – É neste momento em que o empreendedor e a marca se conhecem de fato. Ela é essencial para que ambos vejam se dá para fechar o contrato.
  4. Busca e avaliação do ponto comercial – A Sol e Neve vai ajudar nesta etapa.
  5. Documentos – Trâmites essenciais para o início da operação.
  6. Preparação do ponto – Serão feitas obras e toda a montagem da loja. Dessa forma, terá a identidade visual da marca.
  7. Treinamentos diversos – O parceiro receberá os treinamentos para gerenciar a loja. Por exemplo, como atender o público, normas da empresa e o padrão de qualidade a ser seguido.
  8. Inauguração – Por fim, o tão esperado dia da inauguração chegará. A rede dará apoio total, para que esse início seja com o pé direito.

Valor da franquia de sorveteria Sol e Neve

Mas e afinal, quanto custa a franquia Sol e Neve?

Decerto, essa é a primeira pergunta que a pessoa interessada em fazer parte da marca, vai fazer.

O investimento inicial para ter uma loja da sorveteria engloba diversos custos, como por exemplo:

Luvas (para o ponto comercial);

  • Capital de giro;
  • Estoque inicial;
  • Eventuais obras;
  • Ornamentação e mobiliário da loja (freezer, balcão, etc);
  • Taxa para uso da marca;
  • Treinamentos;
  • Marketing de inauguração;
  • Entre outros.

A rede não divulgou o preço da franquia Sol e Neve. Contudo, pela grande estrutura da loja e os preços de outras franquias do mesmo nicho, estima-se que o investimento inicial seja superior a R$ 160 mil.

IMPORTANTE: É preciso entrar em contato diretamente com a marca, a fim de saber informações completas sobre como funciona, o valor real (e não a estimativa citada acima) e até mesmo se é uma franquia ou outro tipo de parceira empresarial.

Considerações Finais

De fato, se tornar parceiro ou franqueado de uma marca já consolidada no mercado, é uma das formas mais seguras de empreender. Os motivos para isso é que o Know How é transferido para o franqueado, fazendo com que ele conheça o caminho para o sucesso.

Porém, é bom conhecer a fundo a rede de sorveterias. Você deve saber se os valores e forma de atuação da rede, estão de acordo com as suas expectativas e modo de trabalhar.