O que é uma franquia de uma empresa?
O que é uma franquia de uma empresa? Fizemos essa pergunta para um algumas pessoas de ramos distintos. Suas respostas foram interessantes:
“Uma franquia é um negócio que você vê em diferentes cidades. Eles são reconhecíveis porque seus sinais e cores são os mesmos.”
“É um tipo de negócio que é o mesmo em todos os lugares que você vai.”
“O McDonald’s é uma franquia. Assim como o KFC e o Burger King.”
Essas respostas estão todas corretas. Só que, há mais no franchising do que apenas uniformidade.
[ads_meio_franquia]
O que é uma franquia de uma empresa?
Uma franquia é um tipo de negócio que pertence e é operado por uma pessoa (franqueado), mas que tem a marca e é supervisionado por uma empresa muito maior – geralmente nacional ou multinacional – (o franqueador). Muitas das lojas e restaurantes que você vê todos os dias são franquias: Subway, The UPS Store, Pizza Hut e milhares mais.
Quando você compra os direitos para abrir esse tipo de negócio, está comprando os direitos de usar um modelo e sistema de negócios comprovados, com preços, produtos e técnicas de marketing comprovados. Você também está comprando os direitos de uma marca: você obtém acesso total aos materiais de marca registrada da empresa, incluindo logotipos, slogans e sinalização, qualquer coisa que tenha a ver com a marca.
[ads_meio_franquia]
Como se tornar um franqueado
Para se tornar um franqueado, você precisa pagar uma taxa de franquia inicial. Pagar a taxa inicial (e assinar o contrato de franquia) dá a você o direito de usar:
- O nome da empresa ou marca;
- O sistema de fazer negócios;
- O manual de operações;
- Materiais de marketing;
- Programas;
- Todos os outros materiais proprietários.
Além disso, você pode receber um território geográfico exclusivo para cobrir. As informações sobre o território são sempre explicitadas em seu contrato de franquia, assim como o período de tempo durante o qual você possui seu negócio de franquia. Normalmente, esse tipo de contrato dura entre 5 a 10 anos e geralmente você tem o direito de renová-los.
Por que algumas empresas franqueiam seus negócios?
O franchising pode ser uma ótima forma de as empresas aumentarem sua venda.
Principalmente, a franquia de uma empresa oferece uma enorme vantagem para as empresas: elas não precisam usar todo o seu próprio dinheiro para expandir seus negócios. Desse modo, eles podem usar o dinheiro de outras pessoas (do franqueado).
Oferecer franquias permite que o fundador reduza alguns de seus próprios riscos financeiros à medida que procura expandir um negócio para vários novos locais. O franqueador ainda precisa investir seu dinheiro para criar o sistema de franquia – eles correm um grande risco ao juntar seus conceitos de negócios – mas não precisam investir tanto dinheiro em cada novo local.
A franquia é um ótimo método de venda de produtos e serviços. Mas, todas as franquias não são criadas iguais. Você deve escolher sua chance de negócio de forma sábia.
O que é uma franquia de uma empresa e quais franquias você deve investigar
Pode ser bastante difícil escolher uma franquia. Uma razão é que tem mais de 3.000 conceitos diferentes disponíveis. Como escolher apenas um? Aqui estão três dicas:
1. Descubra no que você é bom
Trata-se realmente de criar a combinação certa para seus conjuntos de habilidades. Aqui está algo que você pode fazer agora que lhe dará uma vantagem em sua pesquisa: Faça uma lista de suas principais habilidades. Anote então o que você é muito bom em fazer.
Por exemplo, você é uma pessoa que gosta de criar relacionamentos? Se sim, anote.
Por outro lado, talvez você não seja uma pessoa extrovertida; talvez você seja melhor nos bastidores. Você é uma pessoa de operações? Anote.
Tudo o que você é bom em fazer, o que quer que você seja conhecido, anote. Uma forma de fazer isso é realizar uma análise em si mesmo. Isso facilita o exame de seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças (ou de seus negócios).
2. Combine suas principais habilidades com oportunidades de franquia
[ads_meio_franquia]
Isto é mais fácil do que parece. Até porque, tudo o que você precisa fazer é manter a lista que acabou de criar à sua frente, enquanto busca algumas franquias para começar a pesquisar. Mas, onde você deve olhar?
Em primeiro lugar, comece sua pesquisa on-line. Sem dúvida,+, os portais de franquia são o melhor lugar para começar. Para encontrar alguns deles, use seu mecanismo de pesquisa favorito e digite “oportunidades de franquia” ou “franquias à venda”. Isso deve mantê-lo ocupado por um tempo. Se você não quiser ver todos os portais, olhe nossas matérias com oportunidades de franquia. Certamente, isso pode lhe poupar algum tempo.
Em seguida, escolha algumas oportunidades específicas pelas quais você se sente atraído. Então olhe para cada um deles e veja se você seria capaz de usar suas habilidades – aquelas que você anotou e tem à sua frente – nessas franquias.
Por exemplo:
Digamos que você quer uma franquia de limpeza comercial. Você lê as informações fornecidas pelo franqueador e uma coisa que você gosta na limpeza comercial é que ela é B2B (business-to-business). Como franqueado, você não estaria lidando com consumidores – estaria lidando com outros empresários e/ou seus gerentes.
Você vê a lista de habilidades que criou e elas estão definitivamente alinhadas com uma franquia de limpeza comercial. Suas habilidades mais fortes incluem vendas e gerenciamento de vendas e, pelas informações fornecidas até agora, parece que seu papel como franqueado seria muito orientado para as vendas. Uma oportunidade de limpeza comercial é algo que você deve verificar. Tudo o que você precisa fazer é preencher o formulário “Solicitar mais informações” que pode ser encontrado em praticamente todos os portais de franquia e aguardar o contato do representante da franquia.
3. Observe as tendências – O que é uma franquia de uma empresa?
Antes de tudo, eu quero que você se torne um observador de tendências. Sobretudo, quero que você fique de olho nas tendências de consumo e negócios. Isto é, eu quero que você fique à frente do jogo.
Eu não quero que você fique preso a uma franquia que estava “quente” quando você começou a investigá-la e “não quente” depois que você a comprou.
Sem dúvida, é da natureza humana ser atraído pelo que é quente e popular. Não estou sugerindo que você evite chances que são populares agora. O que estou dizendo é que você escolha uma franquia que não tenha o potencial de fracassar rápido, ou seja, tente evitar modismos. Da mesma forma, fique atualizado com o que está acontecendo no mundo dos negócios. Observe as tendências.
Você tem que descobrir em que os clientes (se esse for o seu mercado-alvo) estão gastando seu dinheiro. Você também tem que saber pelo que eles não estão dispostos a pagar – isso é tudo pesquisa de mercado.
Só para exemplificar, se você quer comprar uma franquia B2B, como limpeza comercial ou treinamento e coaching corporativo, tem que descobrir o que os líderes empresariais estão discutindo. Isto é, quais são suas necessidades? Eles têm o orçamento para o que você está pensando em oferecer?
Portanto, se você quer se manter atualizado com as tendências que o afetarão como franqueado, comece a polhar sites e blogs de negócios, que frequentemente falam sobre as tendências que estão ocorrendo no momento.
Aqui estão alguns posts que valem a pena ler:
- Franquias baratas – a chance de investir pouco
- O que é Know How nas franquias?
- Franquias de beleza e estética
- Conflitos nas franquias
- Franquias baratas de até 5 mil reais
Se você estiver interessado em comprar uma franquia como forma de iniciar ou administrar seu próprio negócio, aprenda tudo o que puder antes de comprar.
Aqui está o seu sucesso!