Over Delivery: Exemplos e ideias para aumentar as vendas!

Over Delivery significa entregar em excesso, ao pé da letra. Isto é, dar ao seu cliente mais do que ele espera receber de você. Mas para entender melhor, é preciso de exemplos!

Para o cliente, essa prática é excelente. Afinal, quem não gosta da sensação de pagar por um produto ou serviço e ganhar um brinde, por exemplo?!

E cá entre nós, quantas vezes você comprou algo pela internet, por exemplo, e quando chegou em sua casa, você ficou levemente decepcionado por não ter vindo nem uma balinha “extra”?

Pois é, essa “decepção” tornou-se cada vez mais comum depois do Over Delivery ter entrado forte no mercado.

Desse modo, empresas, prestadores de serviços, afiliados e produtores de cursos online, se sentem cada vez mais obrigados a oferecer bônus e brindes.

Assim como tudo na vida e nos negócios, há o lado bom e o lado ruim. Mas não se preocupe, que estamos aqui para te mostrar todos os aspectos dessa tática de marketing.

Além disso, você vai ver exemplos e ideias práticas (para diversos segmentos!) de como aplicar o over delivery.

O Over delivery vai te trazer fãs apaixonados!

Oferecer a melhor experiência não apenas vai cativar, como também vai transformar clientes em verdadeiros fãs!

Isso é eficaz desde o momento em que a pessoa pesquisa seu produto ou serviço pela primeira vez, até quando ela decide, de fato, comprá-lo.

Em resumo, o seu cliente em potencial precisa sentir que comprar de você é ter vantagem.

Quando o usuário sente que está ganhando, é mais provável que faça a compra, principalmente se for online, devido à uma barreira que ainda existe no digital.

Só para ilustrar, um levantamento da Ebit/Nielsen, mostrou que as vendas chegaram a R$ 38,8 bilhões no 1º semestre de 2020, contra R$ 26,4 bilhões do mesmo período de 2019.

No entanto, muitos usuários ainda não confiam em fazer compras online, por não verem este como um mercado convencional. Por esta razão, é preciso ter mais argumentos para vender na internet.

É aí que o over delivery entra e conquista clientes fiéis.

Abaixo, listamos alguns exemplos, separados por segmentos, sobre como você pode adotar essa técnica de uma vez por todas.

Exemplos de Over Delivery

Como aplicar a estratégia de marketing

Antes de mais nada, tem formas clássicas de over delivery para um negócio, não importa a área. Conheça:

  • Entrega rápida – Isso vale não só para produto físico, como também para produto digital. O cliente espera que seu produto esteja com ele no prazo máximo informado por você, mas isso não o impede de entregar seu produto antes! Ser pró ativo mostra que você quer oferecer a melhor experiência de compra;
  • Cupons de desconto – É provável que as pessoas voltem a comprar com você, caso tenham cupons de descontos. É no mínimo encorajador;
  • Bônus –  Presentear seus clientes com materiais ricos, desperta o gatilho da reciprocidade. Isto é, ele será grato por isso não ter gerado um custo extra.

Em resumo, são ações que visam fascinar os clientes.

Agora, vejamos exemplos direcionados para segmentos específicos. Identifique qual o seu ramo e conheça nossas ideias.

Exemplos para Ecommerce

O mundo está online e não saber como trabalhar no meio digital vai, literalmente, quebrar muitas empresas iniciantes.

Ter uma loja virtual pode parecer ser uma operação simples, mas não é.

Há muitas questões que precisam ser levadas em conta, como por exemplo, o valor do frete. Só para ilustrar, o site Reclame Aqui fez uma pesquisa para saber o que levava as pessoas à abandonarem o carrinho de compras.

Como resultado, 63,9% não prosseguiam com a compra pelo alto valor do frete.

Se essa é a maior dor dessa pessoa, o over delivery pode sanar. Aliás, além de encantar clientes, a estratégia de marketing serve também para resolver problemas como este.

A solução é apostar em kits de produtos. Com um ticket maior, você conseguirá reduzir ou até mesmo zerar o frete para o cliente, já que sua margem de lucro aumenta. Além disso, tenha contrato com os Correios, para melhores preços e condições de entrega.

Para aumentar a sensação de “ganhei grátis”, dê brindes. O ideal é que sejam itens relacionados ao seu produto, com o intuito de contribuir para a experiência de compra do seu cliente. Por exemplo, se a sua loja vende maquiagem, um ótimo brinde pode ser uma necessaire.

Over Delivery exemplos para Cursos Online

Se você é produtor de cursos online ou afiliado, lance mão de dois artifícios eficientes:

  1. Cupom – Se o seu aluno adquire um curso seu, o seu foco, além de entregar o melhor conteúdo, será garantir que ele continue sendo um cliente ativo. O cupom de desconto soará como um convite atrativo para que ele se inscreva em mais um curso;
  2. Bônus – Oferecer Bônus é uma ótima maneira de fazer o cliente comprar de você, pois com a concorrência acirrada, vende mais quem entrega mais valor. Sem dúvida, o cliente terá a sensação que está sendo beneficiado.

Como aplicar o over delivery para Estética

Overdelivery para área de beleza e estética

O Over delivery, também chamado como Overdelivering, é aplicável para praticamente todos os tipos de negócio, inclusive um negócio físico.

Para a área da Beleza e Estética, separamos algumas sugestões:

  • Em uma sessão de limpeza de pele, enquanto a cliente fica na máscara facial, faça massagem em seus pés e mãos;
  • Ainda para clientes de tratamento facial, tenha amostras grátis de máscaras. Entregue uma amostra no fim da sessão e diga que é para ela aplicar após uma semana;
  • Ofereça um cupom de desconto para a próxima ida ao seu espaço.

Médicos, advogados, nutricionistas e demais áreas

Sejam prestadores de serviços, profissionais liberais, micro ou grandes empresas, o fato é que o over delivery funciona para qualquer tipo de modelo de negócio.

É possível criar fatores que surpreendem o cliente de forma positiva. Assim ele terá prazer em compartilhar a experiência de compra que teve.

Com tantas profissões e tipos de negócios, não tem como colocar exemplos para todos em um único post. Mas a dica mais valiosa que podemos dar é: Se coloque no lugar do seu cliente!

  • Em primeiro lugar, atenda da mesma forma como gostaria de ser atendido;
  • Em segundo lugar, ofereça o que o seu cliente gostaria de ganhar. Se você não sabe, pergunte. As pessoas gostam de ser ouvidas;
  • Por fim, entregue o melhor que puder, mas cuidado para não atrapalhar seu negócio, ou seja, comprometer seu lucro e fluxo de caixa.

Cuidado com a entrega excessiva!

Sem dúvida, para que todos saiam ganhando (consumidores e vendedores) é preciso ter cuidado.

O problema está em querer oferecer mais do que é capaz de entregar.

Veja em seguida, os erros mais comuns ao usar essa tática de marketing.

  • Venda vinculada – Acontece quando o cliente compra algo e ganha um bônus, por exemplo. Ele pode entender que se trata de uma venda vinculada, que é proibida por lei. A solução é mostrar de forma clara que ele está pagando apenas pelo produto principal;
  • Suporte amplo – Ajudar e sanar dúvidas é essencial, mas se a sua promessa de suporte for além da sua capacidade de atendimento, você terá um problema. Muitos negócios, principalmente produtores de cursos online, erram nisso, pois prometem o famoso “pegar na mão da pessoa” e o cliente pode entender que o produtor vai fazer todo o passo a passo junto com ele;
  • Promessas difíceis de cumprir – Sim, você quer entregar em excesso, para se destacar da concorrência, mas cuidado com o nível de expectativa que você vai criar, pois pode ser decepcionante para seu cliente.

Conclusão

Conforme vimos, o significado de over delivery é “entregar mais do que é esperado”, mas no marketing é mais amplo que isso. Trata-se de superar as expectativas e encantar.

Como resultado, esse cliente que se tornou fã, vai te indicar muito mais. Além disso, as chances de recompra aumentam.

Enfim, lembre que é preciso dosar os benefícios, para não correr o risco de receber o efeito contrário, que é a insatisfação.

No mais, aproveite o over delivery para fazer com que seus clientes amem o seu produto e a sua marca.